Seguradoras Vida

Os nossos clientes estão entre os melhores do mundo. Fazem parte da nossa história. São o nosso legado.

Abarcamos todas as áreas do setor segurador: Companhias de Seguro de Vida, Companhias de Seguro Não Vida e Sociedades Gestoras de Fundos de Pensão.

O nosso principal desígnio é o desenvolvimento de soluções que sejam autênticas mais-valias para os clientes e que respondam com eficácia às suas necessidades. Ao longo do tempo temos vindo a construir soluções de qualidade e por isso relações duradouras.

Trabalhamos diariamente para colocar à disposição dos nossos clientes o nosso know-how e experiencia com a intenção de prestar um serviço único e de excelência.  Por isso cada um dos clientes possui um gestor inteiramente dedicado que conhece profundamente os desafios da companhia. Privilegiamos a proximidade e cooperação porque em conjunto somos mais fortes.

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Perfil

No ano de 2014, foi constituído o Novo Banco S.A, para o qual foi transferida a atividade sob gestão do Banco Espírito Santo. A GNB – Companhia de Seguros de Vida, S.A. integrou um dos ativos que foram transferidos para o Novo Banco S.A.

Desde 1994, toda a plataforma de gestão de seguros da GNB Vida (outrora Tranquilidade Vida e depois BES Vida), uma das cinco maiores seguradoras de Portugal, está assente na solução i2S.

Cases

i2S Channels

Em 2000, o processo de comunicação entre a seguradora e o banco era realizado através da transferência de ficheiros, sendo um processo caracterizado pela sua ineficácia (demora e atrasos entre o momento da venda da apólice e a emissão do contrato), complexidade e, sobretudo, por ser um processo propício ao surgimento de erros.

Neste contexto, i2S foi desafiada a construir uma plataforma de fronting para a bancasseguros que facilitasse o processo de comunicação entre a seguradora e o banco, tendo como base alguns requisitos considerados fundamentais para um bom desempenho, como por exemplo:

  • presença online, com débito direto;
  • funcionamento 24/7;
  • emissão imediata de contratos;
  • execução da transferência na infraestrutura bancária, usando os mecanismos de autenticação vigentes;
  • integração com o sistema de entidades do banco (clientes do banco).

A seguradora estava interessada em acelerar o processo de lançamento de novos produtos, mantendo o controlo das operações que estavam a decorrer no banco.

Assim, a i2S desenvolveu um sistema de middleware que incluía todas as regras de négocio, definidas no back-office e posteriormente publicadas nesse mesmo middleware – o i2S Channels. O i2S Channels tem também a capacidade de ajustar automaticamente o fronting pela interpretação da configuração criada no back-office. Desta forma, o utilizador da companhia pode fazer alterações ou criar novos produtos e, no momento seguinte, estes estarão disponíveis para produção nos balcões.

A solução i2S Channels inclui também um motor de regras que permite verificar todas as regras inerentes à aceitação de uma apólice, bem como o próprio cálculo imediato dessa apólice. A solução é totalmente autónoma no que diz respeito à emissão de contratos, eliminando assim a necessidade de recorrer ao back-office para realizar essa tarefa.

Adicionalmente, foi concebida uma consola do i2S Channels, de cujas várias funcionalidades se destacam as seguintes:

  • possibilidade de lançar produtos no canal bancário;
  • possibilidade de configurar todos os layouts impressos no fronting;
  • capacidade de monitorizar em tempo real todas as transações dos diferentes canais.

Referências

“Conhecimento do mercado português, a grande integração dos vários módulos do GIS, grande flexibilidade do módulo de configuração e principalmente a capacidade de trabalho e voluntarismo dos seus colaboradores para responder às necessidades dos clientes”.

Dr. João Monteiro NBV – Novo Banco Vida

Pedro Temudo | Head of IT

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